Interação precoce mãe-bebê e a concepção do desenvolvimento infantil inicial

Autores

  • Maria Lucia Seidl de Moura
  • Adriana F. P. Ribas

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38573

Palavras-chave:

interação mãe-bebê, desenvolvimento infantil inicial, concepção do desenvolvimento.

Resumo

Este trabalho integra uma linha de investigações que tem tentado articular a perspectiva sócio-cultural com outras vertentes de investigação: a do desenvolvimento infantil inicial e a das interações adulto-bebe Foram identificados elementos que constituem os contextos de interação mãe-bebê (e. g. cenários , atividades , episódios de interação e tentativa de interação e representações) e investigadas relações entre as concepções de mães acerca das competências dos bebes e a natureza de suas atividades e interações com eles. Q uir^Lze díades mãe-bebe recém-nascido foram filmadas durante 20 minutos em suas residências. Foram utilizados uma metodologia de observação e um questionário (QCBR) desenvolvidos pelo próprio grupo de pesquisa. Foi identificada correlação significativa entre o índice de atividade da mãe e o escore total no QCBR. Não foi identificada correlação entre o escore total no QCBR e a variável interação. Tais resultados coníribuem para uma melhor compreensão do desenvolvimento cognitivo como processo inseparável do contexto social.

Biografia do Autor

  • Maria Lucia Seidl de Moura
    Coordenadora do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de J aneiro.
  • Adriana F. P. Ribas
    Psicóloga, Mestre em Psicologia. Bolsista de Apoio Técnico FAPERJ.

Referências

Baltes P, Staudtnger UM. Interactive minds in a life span perspective: prologue. In: Baltes P, Staudinger UM. Interactive minds. Life span perspectives on the social foundations of cognition. Cambridge, etc., Cambndge University Press, 1996. p.1-32.

Bertenthal BI. Origins of early development of perception, action, and representation. An. Rev. of Psych.,47: 431 -459,1996.

Bornstein M. Forrn and function: implications for studies of culture and human development. An. Rev. Psych. l 1(1): 123-137, 1995.

Bornstein M, l‘amis-Lemonda CS. Activihes and interactions of mothers and their firstborn infants in the tirst six months of life: variation, stability, continuity, correspondence and prediction. Child Dev., 61: 1206-1217,1990.

Brazelton TB, Cramer BG. As primeiras reações. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1992.

Brazelton TB, Koslowski B, Main M. The origins of reciprocity: The early mother-infant interaction. In: Lewis M, Rosenblum L. The effect of the infant on its caregiver: New York, etc., John Wiley & Sons. 1974. p. 49-76.

Bruner J. The culture of education. Cambridge, etc., Harvard University Press, 1996.

Bruner J. In search of mind. Essays in auto-biography. New York, etc., Harper & Row, l983.

Cole M. Interacting minds in a lifespan perspective: a cultural-historical approach to culture and cognitive development. In: Baltes P, Staudinger UM. Interactive minds. Lifespan perspectives on the so-cial foundations of ’cognition. Cambridge, etc., Cambridge University Press, 1996. p. 59-87.

Gooonow JJ. Parents’ ideas, actions, and feelings: models and methods from developmental and social Psychology. Child Dev., 59: 286-320, 1988.

Heckiiausen J. How do mothers know? Infants’ chronological age or infants’ performance as determinants of adaptation in maternal instruction? J. of Exp. Child Psych. 1987;43:212-226.

Isabella RA, Belsky J, Eye A. Origins of infant-mother attachment: an examination of interactional synchrony during the infant’s first year. Dev. Psych., 25(1): 12-21, 1989.

Kalins I, Bruner J. The coordination of visual observation and instrumental behavior in early Infancy. Perception. 2: 307-314, 1973.

Klaus M, Klaus P. O surpreendente recém-nascido. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1989.

Kaye K, Fogel A. The temporal of structure of face to-face communication between mothers and infants. Dev. Psych., 16(5): 454-464, 1980.

Lebovici S. O bebê, a mãe e o psicanalista. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1987.

Miller SA. Parents’ beliefs about children’s cognitive development. Child Dev., 59: 259-285, 1988.

Newman D, Griffin P, Cole M. The construction zone. Working for cognitive change in selection. Cambridge, etc., Cambridge University Press, 1989.

Papouser H. From adaptative responses to social cognition: the learning view of development. In: Bornstein MH, Kessen W. Psychogical development from infance. Image for atention. Hillsdale, Erl-baum, 1979. p. 251-267.

Piontel LA. De feto a criança. Rio de Janeiro. Ed. Imago, 1995.

Ribas RC. Considerações sobre os modelos de desenvolvimento cognitivo de J. Piaget, LS Vygotsky. Arq. Bras. Psic., 45(3/4): 137-149, 1993.

Ribas AFP. Interações precoces mãe-bebê: A gênese de zonas de construção. Rio de Janeiro, 1996. [Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Ribas AFP, Seidl de Moura ML. Construção de um Questionário para o estudo da concepção de adultos acerca das competências do recém-nascido. Arq Bras. Psic.,47(2): 89-99. 1995.

Scaife M, Bruner JS. The capacity forjoint visual attention in the infant. Nature, 253:265-266. 1975.

Seidl de Moura ML. Interação social e desenvolvimento. A concepção de adultos do bebê recém-nascido. Projeto de Pesquisa, Rio de Janeiro: UERJ, 1995.

Seidl de Moura ML, Ribas AFP. Mother and infant interaction: The genesis of zones of proximal development. In: Conference for Sociocultural Research, 2º,Genève, 1996. p. 45.

Trevarthen C, Hubley P. Secondary intersubjectivity: confidence, confiding and acts of meaning in the fiest year. In: Lock A. Action gesture and symhol. The emergence language. London, etc., Academic Press, 1978.p. 183-229.

Wertsch JV, Del Rio P, Alvarez A. Sociocutural studies: history, action and mediation. In: Wertsch JV, Del Rio P, Alvarez A. Sociocultural Studies of Mind Cambridge, Cambndge University Press, 1995.p. 11-34.

Vibbert M, Bornstein MH. Specific associations between domains of mother-chilling teraction and toddler referential language and pretense play. Inf. Beh. Dev., 12: 163-184,1989.

Downloads

Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização