A creche como contexto sócio afetivo de desenvolvimento: os padrões interacionais e o ajustamento das crianças

Autores

  • Vera Silvia Raad Bussab
  • Maria Paula Costacurta Maluf

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38575

Palavras-chave:

creche, contexto de desenvolvimento, interação, ajustamento infantil.

Resumo

O estudo do comportamento de crianças em creches tornou-se de fundamental importancia na vida contemporânea, em virtude da substancial adesão a esse modo de criação e da compreensão da importância do contexto sócio-afetivo cotidiano para o desenvolvimento do individuo. A presente pesquisa visou estudar os tipos de interações sociais de crianças de 4 anos, em uma creche pública estadual, com o objetivo de estabelecer relações entre os vários comportamentos das crianças e identificar possíveis padrões de ajustamento social e afetivo à creche. Foram feitas gravações em video, pelo método sujeito focal, de 22 crianças em recreação livre, em 6 sessões de 10 minutos para cada sujeito, distribuídas ao longo de 2 meses. Os dados da totalização das frequências de cada categoria observada foram analisados estatisticamente através de testes de correlação de Pearson e de testes t de comparação de médias. Estas análises revelaram a existência de padrões interacionais definidos, especialmente em função do nivel de ir^lteruçõés positivas. Crianças que se envolveram em poucas interações positivas tenderam a apresentar uma distribuição tipica dos demais comportamentos, oposta à verificada no caso das crianças que interagiram muito. Níveis baixos de interações positivas apareceram correlacionados com: 1- níveis altos de observar os demais, o que enfraquece uma suposição de desinteresse social como explicação para a falta de intonações positivas; 2- níveis altos de apatia, sugestivos de dificuldade no ajustamento à situação; 3- níveis baixos de alguns padrões agressivos. No presente estudo, estes efeitos não foram modulados por tempo de creche, talvez pela ausência de
tempos menores do que 2 anos, e nem por sexo,  possivelmente pela complexidade de interação desta variável com as demais.

Biografia do Autor

  • Vera Silvia Raad Bussab
    Professora-Doutora do instituto de Psicologia da USP. End.: R. Poconé 181 - São Paulo - SP - CEP 01254-040. Bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq.
  • Maria Paula Costacurta Maluf
    Aluna de Graduação do instituto de Psicologia daUSP. End.: R. Pde. João Manuel 422 - São Paulo - SP - CEP 01411-000. Instituto de Psicologia/USP. Bolsista de iniciação Científica/PIBIC do CNPq.

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Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização