Programas televisivos: relato de pre escolares

Autores

  • Yumi Gosso
  • Celina Maria Colino Magalhães
  • Fernando Augusto Ramos Pontes

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38576

Palavras-chave:

pré-escolares, programas televisivos, agressividade.

Resumo

Há evidências de efeitos negativos da programação televisiva com cenas de violência no comportamento das crianças, sendo importante portanto, verificar o que elas estão relendo dos programas que assistem. Assim, investigou-se o ponto de vista do telespectador infantil sobre os programas televisivos. Para isso, utilizou-se um questionário e realizou-se entrevistas
individuais a 350 crianças com idade entre cinco e seis anos das classes sócio-econômica baixa (160) e classe média (190). Os resultados indicaram que os episódios agressivos estão entre os preferidos das crianças de ambos os sexos e grupos sociais e observou-se também que as crianças de classe baixa têm dificuldade de fazer relatos verbais. Este panorama demonstra que há necessidade de monitoramento dos adultos em relação à programação assistida pelas crianças e que talvez a metodologia utilizada possa ter favorecido as crianças de classe média em detrimento das de classe baixa.

Biografia do Autor

  • Yumi Gosso
    Mestranda do Curso de Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará e bolsista da CAPES.
  • Celina Maria Colino Magalhães
    Professora Doutora do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará.
  • Fernando Augusto Ramos Pontes
    Professor Doutor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará.

Referências

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Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização