Percepções de adolescentes brasileiros e Mexicanos sobre seus pais

Autores

  • Celina Imaeulada Girardi

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38578

Palavras-chave:

adolescentes brasileiros e mexicanos, descritores de pai e mãe, diferencial semântico.

Resumo

Para se compreender os adolescentes, é necessário analisar como julgam a relação que mantêm com os seus pais, como é e como está no presente, e como foi, em muitas ocasiões, no passado. Ou seja, é preciso analisar como os adolescentes descrevem o grau e a forma com que estabelecem diferenças entre os progenitores quanto a diversos aspectos como: afeto, amizade, independência, igualdade, dominação, etc. Muitas vezes as diferenças, em termos das percepções dos filhos sobre seus pais, fundamentam-se na variação cultural entre os grupos ou nos conflitos entre as gerações mais jovens e as mais adultas, devido ao processo de formação de identidade que enfrenta todo adolescente. Por estas razões, o presente trabalho procura analisar como os adolescentes de duas culturas diferentes (brasileira e mexicana) descrevem seus pais, tomando como base um conjunto de adjetivos apresentados através de um Diferencial Semântico. Os resultados desta investigação (semelhanças e diferenças) constituem a contribuição do presente artigo.

Biografia do Autor

  • Celina Imaeulada Girardi
    Centro de Investigación da Universidad Intercontimental, México, D.F.

Referências

Díaz-Carabaño M. Estudio caracterológico en un grupo de famílias mexicanas. México, 1974. [Tese de Doutorado – Universidad Nacional Autónoma de México].

Díaz-Guerrero R. Hacia una teoria histórica-biopsico-socio-cultural del comportamiento humano. México, Trillas, 1972.

Díaz-Guerrero R. Psicologia del Mexicano. México, Trillas, 1985.

Girardi CI. Un modelo de incapacidad aprendida para adolescentes mexicanos. México,1988. [Tese de Doutorado - Universidad Nacional Autõnoma de México].

Girardi CI. Actitud hacia los padres en México y en Brasil. La Psicologia Social en México. México, Asociación Mexicana de Psicología Social, V: 693-699, 1994.

Girardi CI. Attitude towards parents in México and Brasil. In: XIV International Congress for Cross-Cultural Psychology. Washington University, Bellingham, U.S.A.,1998, p. 95.

Lummertz JG, Biaggio AM. Desenvolvimento de uma escala para medir o nível de satisfação do adolescente em sua família; Psicologia: Teoria e Pesquisa, 3(2): 124-137, 1987.

Murillo N. The Mexican-American family. In: Hernandez CA, Haug MJ, Wagner NN. (eds.). Chicanos: Social and psychological perspectives. St. Louis, Mosby,1976, p. 15-25.

Nunnally J. Psychometric theory. New York, McGraw Hill, 1987.Osgood CE, Suci JG, Tannenbaum PH. The measurement of meaning. Urbana,University of Illinois Press, 1957.

Pinto RFM, Finger AP. Valores terminales einstrumentales de estudiantes universitarios chilenos y brasileños: un estudio exploratorio. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 4(2): 2933, 1989.

Pipp S, Jennings S, Shaver P, Lamborn S, Fisher KW. Adolescents theories about the development of their relationships with parents. Journal of Personality and Social Psychology, 48(34): 991-1001, 1983.

Rosenthal A, Demetriou A, Efklides A. Across-national study of the influence of culture on conflict between parents and adolescents. International Journal of Behavioral Development, 12(2): 207-219, 1989.

Rosenthal DA. Intergenerational conflict and cultural study of immigrant and nonimmigrant adolescents and their parents. Gene-tic Psychology Monographs, 109: 53-75, 1984.

Safa HI. The urban poor of Puerto Rico. A study in development and inequality. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1974.

Triandis HC, Lisanski J, Marín G, Betancourt H. Simpatia as a cultural script of Hispanics. Journal of Personality and Social Psychology, 47(ó): 1363-1375,1984.

Triandis HC, Marin G, Hui CH, Lisansky J, Ottati V. Role perceptions of Hispanic young adults. Journal of Cross-cultural Psychology, 15(3): 297-220, 1984.

Downloads

Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização