Reflexões sobre o trabalho: “a resiliência e o morar na rua: estudo com moradores de rua criança e adultos – na cidade de São Paulo”, DE Aparecida Magali de Souza Alvarez (1999)

Autores

  • Sueli Damergian

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38601

Palavras-chave:

exclusão social, interação amorosa, ponto fixo, identidade.

Resumo

Este artigo busca estabelecer um diálogo com o trabalho: “A resiliência e o morar na rua: estudo com moradores de rua- criança e adultos - na cidade de São Paulo”, através de reflexões suscitadas a partir do mesmo. A temática da resiliência e do morar na rua é relacionada ao modelo neoliberal vigente em nosso país e ao processo de exclusão social dele resultante. Algumas concepções sobre resiliência são discutidas para mostrar que ainda não existe consenso sobre o assunto. A vida dos moradores de rua é analisada a partir do interjogo entre os conceitos de identidade, insegurança ontológica, desconfirrnaçao existencial e ponto fixo enquanto alavanca para a resiliência: as interações amorosas como fundamento da existência e afirmação do eu.

Biografia do Autor

  • Sueli Damergian
    Profa. Dra. do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP

Referências

Alvarez AMS. A resiliência e o morar na rua: estudo com moradores de rua – criança e adultos – na cidade de São Paulo. São Paulo, 1999. [Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Pública da USP].

Enriquez E. Da horda ao Estado. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990.

Forrester V. O horror econômico. São Paulo. Editora da UNESP, 1997.

Giddens A. Modernidade e identidade pessoal. Oeiras, Portugal, Celta Editora, 1997.

Hobsbawn E. Era dos extremos. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

Kierkegaard S. Temor e terror. São Paulo, Livraria Exposição do Livro, 1964.

Milner M. O papel da ilusão na formação simbólica. In: Klein M, Heimann P, Money-Kyrle RE. (orgs.). Novas tendências na Psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1969.

Downloads

Publicado

1999-02-19

Edição

Seção

Original/Atualização