Crônicas, desenhos, poesias e escritos de alunos negros, de duas escolas Públicas Paulistanas

Autores

  • Ana Maria Memeyer

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39455

Palavras-chave:

Relações raciais, Gênero, Juventude da periferia, Educação, Negros e negras, Hip hop, Exclusão social, Preconceito, Racismo, Escola pública.

Resumo

Este artigo relata e discute a etapa atual de um estudo de cunho antropológico - financiado pela FAPESP- que visa produzir conhecimento científico e propiciar ações pedagógicas em duas escolas públicas da periferia paulistana. Os temas abordados são as relações raciais e a dinâmica de género: o objetivo principal é torná-los prioritários no processo de aprendizado das escolas, visando melhorar a auto-estima dos alunos e alunas e a sua consciência e atuação cidadã.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Memeyer
    Antropóloga e professora colaboradora do Departamento de Antropologia da UNICAMP e membro do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/UNICAMP. Tem também formação em psicodrama pedagógico pelo Grupo de Estudos em Técnicas Psicodramáticas GETEP/SP.

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Publicado

1999-10-04

Edição

Seção

Original/Atualização