Padrões e estados comportamentais de recém-nascidos durante o banho em maternidade: possibilidades de regulação e trocas sociais

Autores

  • Simone Gasparetto
  • Vera Silvia Raad Bussab

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39584

Palavras-chave:

comportamento neonatal, interação mãe-bebê, responsividade do adulto, cuidados em maternidade.

Resumo

Há um interesse cada vez maior em se compreender o recém-nascido e avaliar a adequação dos procedimentos de cuidado na maternidade. O objetivo do presente trabalho foi estudar as reações de bebês recém-nascidos (R.N.) durante o banho, dado pela atendente nas primeiras horas de vida e pela mãe dado após 72 horas de vida do bebê. 32 R.N., a termo, foram filmados na primeira situação e 20 destes, foram também filmados na segunda situação. Foram observados os estados e os comportamentos do R.N., como também os comportamentos do adulto. Os dados foram analisados de acordo com o sexo, tipo de parto, e situação (atendente/primeiro banho x mãe/ segundo banho). Na primeira situação constatou-se que, nos casos de parto com intervenção, a frequência do estado de sonolência foi baixa antes e depois do banho, indicando transição brusca de estados calmos para agitação. Nenhuma diferença foi constatada durante o banho, o que sugere um procedimento abrupto, que iguala todos os bebés em estado de agitação. Na comparação das duas situações, os bebes mostraram mais agitação no banho dado pela atendente e mais alerta tranquilo no banho dado pela mãe, aparentemente em decorrência do tipo de estimulação promovida. O momento do banho é propicio para interação social, na medida em que se pode promover o alerta tranquilo, aumentando assim o seu contato com o meio.

Biografia do Autor

  • Simone Gasparetto
    Universidade de São Paulo – instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental. Pesquisa financiada pelo CNPq.
  • Vera Silvia Raad Bussab
    Universidade de São Paulo – instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental. Pesquisa financiada pelo CNPq.

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Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Original/Atualização