Administração mirim em condomínio: análise de uma experiência participativa com crianças

Autores

  • Regina Zanella Penteado

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39668

Palavras-chave:

participação social, cidadania, educação popular.

Resumo

A participação social é essencial para o processo de Promoção da Saúde, e deve ser incentivado desde a infância. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise retrospectiva da experiência de uma Administração Mirim em um Condomínio Residencial, com destaque para os seus fatores intervenientes, suas possibilidades e seus limites. Tal experiência foi uma tentativa de incentivar crianças a participarem de forma ativa e responsável nas questões, decisões e assuntos do edificio que fossem de seus interesses e necessidades. A análise demonstra que a Administração Mirim favoreceu o desenvolvimento individual e coletivo das crianças, que se envolveram de forma participativa em outros eventos e assuntos do edifício, apresentando idéias e buscando solucionar problemas. A análise possibilitou identificar aspectos importantes a serem observados em futuras propostas de Administrações Mirins, como uma contribuição para incentivar a participação social ativa e real, de crianças e adolescentes, em diversos espaços de convívio social.

Biografia do Autor

  • Regina Zanella Penteado
    Fonoaudióloga, Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública - FSP/USSP.

Referências

Benevides MVM. A cidadania ativa. 3ª ed. São Paulo. Editora Ática, 1998.

Costa BCG. Jornalismo - controle de informação, conceito de notícia e a fetichização dos fatos. Revista Impulso, 7(15), Unimep/Piracicaba, 1994.

Gohn MG. Teoria dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Ed. Loyola, 1997.

Haddad S. Mesa redonda: participação e cidadania na promoção da saúde. Anais do Vl Congresso Paulista de Saúde Pública, Águas de Lindóia, 1999.

Jacobi P. Atores sociais e Estado: movimentos reivindicatórios urbanos e Estado – dimensões da ação coletiva e efeitos político-institucionais no Brasil. Espaço & Debates, 26: 10-21, 1989.

Ministério da Saáde. Promoção da Saúde. Brasilia DF, 2001.

Nunes E. Carências urbanas, reivindicações sociais e valores democráticos. São Paulo, Lua Nova, 17: 67-92,1989.

Downloads

Publicado

2001-06-19

Edição

Seção

Relato de Experiência