Representação social de mães acerca da família

Autores

  • Antonio Marcos Chaves
  • Aila Cabral
  • Ana E. Ramos
  • Lia Lordelo
  • Roberta Mascarenhas

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39679

Palavras-chave:

representação social de família, representações sociais, família.

Resumo

O estudo teve como objetivo estudar a representação social da família entre mães, uma vez que, culturalmente, elas têm sido consideradas como centrais dentro do contexto familiar. A partir de uma fundamental revisão histórica das concepções de família ao longo dos séculos e da contextualização de suas imagens e funções, o estudo foi orientado teoricamente pela teoria das representações sociais. Foram entrevistadas doze mães de diferentes idades, níveis de instrução, estados civis e níveis sócio-econônicos. Os pontos criticas da entrevista relacionavam-se aos papéis da mãe na família: criação de filhos, manutenção da casa e questões relativas à convivência em família. A análise das informações coletadas revelou a importância da presença da mãe na família, assim como duas noções básicas da composição desta: uma nuclear (pai-mãe-filhos) e outra concepção mais ampla, na qual a convivência e a afinidade definiam os laços familiares. A distribuição de papéis e funções entre pai e mãe diferiu significativamente de acordo com a classe económica à qual pertenciam as entrevistadas. Finalmente, identificou-se a concepção de família ideal, revelada pelo desejo das mães de possuir uma família estável, dentro de um modelo tradicional, em que o casamento e a manutenção do núcleo familiar foram considerados essenciais para a existência de uma família saudável.

Biografia do Autor

  • Antonio Marcos Chaves
    Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Referências

Abric JC. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira ASR, Oliveira DC. de (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB Editora, 1998. p. 27-38.

Ariés P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zanar, 1978.

Badinter E. Um amor construído: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

Bastos ACS. Editorial. Interfaces: Revista de Psicologia. 1999;2(1):7-8.

Chaves AM, Botelho AC, Andari E, Santos M, Maranhão W. Representação social de família entre jovens estudantes de escolas públicas particulares. Estudos de Psicologia. 1993;10(2):9-20.

Haguette TMF. Metodologias qualitativas na sociologia. Petropólis: Vozes, 1997.

Leontiev AN. Actividad, consciência y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias de Hombre, 1978.

Mello SL. A família: perspectiva teórica e observação Actual. In: Carvalho MCB.(Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 1995.

Minuchin S. Famílias: funcionamentos e tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

Moscovici S. Notes towards a description of social representations. Eur J Social Psychology. 1988;18:211-250.

Reis JRT. Família, emoção e ideologia. In: Lane STM, Codo W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 99-124.

Rummel FJ. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: Globo, 1974.

Downloads

Publicado

2002-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original