Escola promotora da saúde: uma construção interdisciplinar e intersetorial

Autores

  • Dais Gonçalves Rocha
  • Vânia Cristina Marcelo
  • Isabel M. T. Bicudo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39686

Palavras-chave:

educação, saúde, escola promotora de saúde, interdisciplinaridade, intersetorialidade.

Resumo

As construções do conceito e do projeto de Escola Promotora da Saúde são trabalhadas sob a Ática da Promoção da Saúde, a partir das concepções da Carta de Ottawa de 1986, enfocandose, predominantemente os aspectos de interdisciplinaridade e intersetorialidade. Estas construções são vistas como uma possibilidade concreta, levando-se em conta a realidade da
implantação dos Parametros Curriculares Nacionais no Brasil e da possibilidade de se entender a saúde dos indivíduos e das coletividades como um recurso que favorece às pessoas o controle de suas vidas.

Biografia do Autor

  • Dais Gonçalves Rocha
    Profa. Dra. Faculdade de Odontologia de Anápolis - GO.
  • Vânia Cristina Marcelo
    Profa. Dra. Faculdade de Odontologia/UFG.
  • Isabel M. T. Bicudo Pereira
    Profa. Dra. Faculdade de Saúde Pública/USP.

Referências

Flaherty LT, Garrison EG, Waxman R, Uris PF, Keys SG, Glass-Siegel M, Weist MD. Optimizing the roles of school mental health professionals. J. Sch. Health. 1998;68(10):420-424.

Gonçalves FS. Interdisciplinaridade e construção coletiva do conhecimento: concepção pedagógica desafiadora. Educação & Sociedade. 1994;49:468-484.

Junqueira LAP. Novas formas de gestão na saúde: descentralização e intersetorialidade. São Paulo, Rev. Saúde e Sociedade. 1997;6(2):31-46.

Kickbusch I. Promoción de la salud: una perspectiva mundial. In: OPAS. Promoción de la salud: una antologia. Washington D.C., 1996.

Ministério da Saúde. Promoção da saúde: Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. Brasília,1996.

Organización Panamericana de la Salud (OPS). Escolas promotoras de la salud: entornos salud ables y mejor salud para Ias geraciones futuras. Washington/EUA, 1998. [Comunicación para la salud No.13]

Organización Panamericana de la Salud (OPS). Sobre escuelas promotoras de la salud. [online] Disponible em: http://165.158.1.110/spanish hpp/ hs about.htm[2001 jun 13].

Organización Panamericana de la Salud (OPS)/ Ministério de la Salud Y Bienestar Social Canada. Carta de Ottawa para la promoción de la salud, 1986.

Pereira MCI. et al. A interdisciplinaridade no fazer pedagógico. Educação & Sociedade. 1991;39: 286-296.

Robertson A. Shifting discourses on health in Canada: from health promotion to population health. Health Promotion Int. 1998;13(2):155-166.

Rocha D.G. O movimento da promoção dasaúde na década de 1990: um estudo do seu desenvolvimento e difusão na saúde pública brasileira. São Paulo; 2001. [Tese de Doutorado - Faculdade de Saúde Pública da USP]

Silva MIL. Recortes do documento “Parâmetros Curriculares Nacionais”. In: Projeto gestores sociais: textos de apoio. São Paulo: Comunidade Solidária., 1998.

Tavares MFL. Escolas promotoras da saúde. In: Bus SRM. (Org.). Promoção da saúde e a saúde pública: contribuição para o debate entre as escolas de saúde pública da América Latina. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública,1998.

World Health Organization - Europe. Primera conferencia de la red europea de escuelas promotoras de salud. Resolución dela conferencia. Salónica-Halkidiki, Grécia, l-5 mayo, 1997.

Downloads

Publicado

2002-06-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização