CRIANÇAS TETRAPARÉTICAS E CUIDADORES: CARACTERIZANDO O PERFIL E A ACESSIBILIDADE À TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Tatiana Cristina Alcassa
  • Rosangela Filipini Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Jesus Carlos Delgado Garcia Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Sandra Terezinha Amarante Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Fernando Adami Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Maria Claudia Brito Luz Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Renata Pimentel Macedo Pimentel Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
  • Ligia Ajaime Azzalis
  • Virginia Berlanga Campos Junqueira
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.50399

Palavras-chave:

paralisia cerebral, crianças, equipamentos de auto-ajuda.

Resumo

O trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos cuidadores e das crianças com tetraparesiasegundo suas características, aspectos sociodemográficos e acessibilidade, por meio de um questionáriodesenvolvido e aplicado durante as sessões de fisioterapia, realizadas no setor de neurologia infantildo Centro de Reabilitação Municipal de Santo André. Foram entrevistados 19 cuidadores de criançastetraparéticas com diagnóstico de Paralisia Cerebral. A análise dos resultados mostrou que oscuidadores, em sua maioria, eram as mães das crianças selecionadas e que estas dedicavam-se,integralmente, aos cuidados de seus filhos, abdicando-se de suas atividades profissionais oueducacionais. Enquanto, que as crianças apresentavam importante comprometimento motor (GMFCSV), dependentes para muitas atividades funcionais necessitando de algumas Tecnologias Assistivas.Verificou-se, ainda, pouco conhecimento, por parte dos cuidadores, em relação a esta terminologiaque associado à falta de recursos financeiros podem trazer prejuízos no processo de autonomia,participação e inclusão social destas crianças.

Biografia do Autor

  • Tatiana Cristina Alcassa
    Pós-graduação em Tecnologia Assistiva, FMABC
  • Rosangela Filipini, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
    Coordenação do curso de Pós-graduação em Tecnologia Assistiva, FMABC 
  • Jesus Carlos Delgado Garcia, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
    Coordenação do curso de Pós-graduação em Tecnologia Assistiva, FMABC
  • Sandra Terezinha Amarante, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
    Coordenação do curso de Pós-graduação em Tecnologia Assistiva, FMABC
  • Fernando Adami, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
    Curso de Gestão em Saúde Ambiental, FMABC 
  • Maria Claudia Brito Luz, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Faculdade de Medicina do ABC
    Curso de Gestão em Saúde Ambiental, FMABC
  • Ligia Ajaime Azzalis
    Curso de Gestão em Saúde Ambiental, FMABC, Santo André, SP; Brasil, Departamento de Ciências Biológicas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil
  • Virginia Berlanga Campos Junqueira
    Curso de Gestão em Saúde Ambiental, FMABC, Santo André, SP; Brasil, Departamento de Ciências Biológicas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca
    Curso de Gestão em Saúde Ambiental, FMABC, Santo André, SP; Brasil, Departamento de Ciências Biológicas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Referências

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Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos Originais