Adaptação Transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro

Autores

  • Rafaela Silva Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil
  • Livia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Machado Siqueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Regina Lindgren Alves Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.145001

Palavras-chave:

Psicometria, tradução, desenvolvimento infantil

Resumo

Introdução: Diante da escassez de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil adaptados culturalmente, validados e viáveis para uso na prática clínica no Brasil, é necessário maior investimento para disponibilização de recursos com boas propriedades psicométricas para uso clínico e cientifico.

Objetivo: Analisar o processo de adaptação transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro.

Método: O SWYC é um instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil, comportamento e fatores de risco para crianças menores de 65 meses, constituído pelos questionários - Developmental Milestones, Parent’s Observations of Social Interactions (POSI), Baby Pediatric Symptom Checklist (BPSC), Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC) e Family Questions. A adaptação transcultural seguiu as etapas recomendadas pela literatura e participaram 45 pais do primeiro pré-teste e 27 do segundo pré-teste. Para análise das propriedades de medida foi utilizada análise fatorial (Kaiser-Meyer-Olkin–KMO), cálculo da validade convergente (Average Variance Extracted - AVE) e confiabilidade (consistência interna - Cronbach’s Alpha - CA).

Resultados: No primeiro pré-teste, os pais compreenderam apenas 31% dos itens. O comitê de especialistas reanalisou e modificou os questionários. No segundo pré-teste, o índice de compreensão foi 77%, dando origem a versão final. Os questionários Developmental Milestones, BPSC e PPSC foram considerados unidimensionais (KMO = 0,62 a 0,95) e apresentaram AVE = 0,52 a 0,73 e CA = 0,55 a 0,97.

Conclusão: Análise da qualidade dos itens, da validade convergente e da consistência interna da versão brasileira do SWYC revelou propriedades de medida satisfatórias, mostrando-se um instrumento promissor para uso clinico e em pesquisas com crianças no Brasil.

Biografia do Autor

  • Rafaela Silva Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2008) e especialização em Fisioterapia em Neurologia (adulto e infantil) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, sub-área: saúde da criança e do adolescente (2013). Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde e Reabilitação Neurofuncional (SARE) da UFSC-Araranguá. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica e Neurológica.

  • Livia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Terapeuta Ocupacional, Pós doutorado em Terapia Ocupacional. P

    Professora do Departamento de Terapia Ocupacional

  • Cláudia Machado Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Neurologista Pediátrica, Mestre em Ciências da Saúde.

    Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina

  • Cláudia Regina Lindgren Alves, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Pediatra, Doutora em Ciências da Saúde.

    Professora do Departamento de Pediatria

Referências

Engle PL, Black MM, Behrman JR, Mello MC, Gertler PJ, Kapiriri L, et al. Strategies to avoid the loss of developmental potential in more than 200 million children in the developing world. Lancet. 2007;369(9557):229-42. DOI: http://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60112-3

Duby JC, Lipkin PH, Macias MM, Wegner LM, Duncan P, Hagan JF, et al. Identifying infants and young children with developmental disorders in the medical home : an algorithm for developmental surveillance and screening. Pediatrics. 2006;118(1):405-20. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2006-1231

Campos D, Santos DCC, Gonçalves VMG, Goto MMF, Arias AV, Brianeze ACGS, et al. Agreement between scales for screening and diagnosis of motor development at 6 months. J Pediatr. 2006;82(6):470-4. DOI: http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1566

Sheldrick RC, Merchant S, Perrin EC. Identification of developmental-behavioral problems in primary care: a systematic review. Pediatrics. 2011;128(2):356-63. DOI: http://dx.doi.org/10.1542/peds.2010-3261

Abubakar A, Holding P, van Baar A, Newton CR, van de Vijver FJ. Monitoring psychomotor development in a resource-limited setting: an evaluation of the Kilifi Developmental Inventory. Ann Trop Paediatr. 2008;28(3):217-26. DOI: https://doi.org/10.1179/146532808X335679

Madaschi V, Mecca TP, Macedo EC, Paula CS. Bayley-III Scales of Infant and Toddler Development: Transcultural Adaptation and Psychometric Properties. Paidéia. 2016;26(64):189-97. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272664201606

Fischer VJ, Morris J, Martines J. Developmental screening tools: feasibility of use at primary healthcare level in low- and middle-income settings. J Health Popul Nutr. 2014;32(2):314-26.

Filgueiras A, Pires P, Maissonette S, Landeira-Fernandez J. Psychometric properties of the Brazilian-adapted version of the Ages and Stages Questionnaire in public child daycare centers. Early Hum Dev. 2013;89(8):561-76. DOI: https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2013.02.005

Barba PCSD, Rizzo IC, Serrano AM. Ages and Stages Questionnaires, um sistema facilitador do envolvimento parental e do conhecimento do desenvolvimento infantil. Rev Port Ter da Fala. 2015;4(3):23-9. DOI:

http://dx.doi.org/10.21281/rptf.2015.04.04

Santana CMT, Filgueiras A, Landeira-Fernandez J. Ages & Stages Questionnaire-Brazil-2011: Adjustments on an Early Childhood Development Screening Measure. Glob Pediatr Heal. 2015;2:1-12. DOI: https://doi.org/10.1177/2333794X15610038

Epstein J, Santo Miyuki R, Guillemin F. A review of guidelines for cross-cultural adaptation of questionnaires could not bring out a consensus. J Clin Epidemiol. 2015;68(4):435-41. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2014.11.021

Santo RM, Ribeiro-Ferreira F, Alves MR, Epstein J, Novaes P. Enhancing the cross-cultural adaptation and validation process: linguistic and psychometric testing of the Brazilian-Portuguese version of a self-report measure for dry eye. J Clin Epidemiol. 2015;68(4):370-8. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2014.07.009

Perrin EC, Sheldrick C, Visco Z, Mattern K. The Survey of Well-being of Young Children (SWYC) User ’ s Manual [cited 2015 Sep 7] Available from: https://www.floatinghospital.org/-/media/Brochures/Floating-Hospital/ SWYC/ SWYC-Manual-v101-Web-Format-33016.ashx?la=en&hash=E0C2802F003ED312E9D5268374 C540A112151FB3

Sheldrick RC, Perrin EC. Evidence-based milestones for surveillance of cognitive, language, and motor development. Acad Pediatr. 2013;13(6):577-86. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2013.07.001

Perrin EC, Sheldrick RC, McMenamy JM, Henson BS, Carter AS. Improving parenting skills for families of young children in pediatric settings: a randomized clinical trial. JAMA Pediatr. 2014;168(1):16-24. DOI:

https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2013.2919

Perrin EC, Sheldrick RC, Henson BS, Merchant S. Survey of Wellbeing of Young hildren. SWYC Forms Portuguese. [cited 2015 Sep 7] Available from: https://www.floatinghospital.org/The-Survey-of-Wellbeing-of-Young-Children/Translations.aspx

Smith NJ, Sheldrick RC, Perrin EC. An abbreviated screening instrument for autismo spectrum disorders. Infant Ment Health J. 2013;34(2):149-55. DOI: https://doi.org/10.1002/imhj.21356

Sheldrick RC, Henson BS, Neger EN, Merchant S, Murphy JM, Perrin EC. The baby pediatric symptom checklist: development and initial validation of a new social/emotional screening instrument for very young children. Acad Pediatr. 2013;13(1):72-80. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2012.08.003

Sheldrick RC, Henson BS, Merchant S, Neger EN, Murphy JM, Perrin EC. The Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC): development and initial validation of a new social/emotional screening instrument. Acad Pediatr. 2012;12(5):456-67. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2012.06.008

Beaton D, Bombardier C, Guillemin F, Feraz M. Guidelines for process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine. 2000;25(24):3186-91.

Reichenheim ME, Moraes CL. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Rev Saude Publica. 2007;41(4):665-73. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000035

Losapio MF, Pondé MP. Tradução para o português da escala M-CHAT para rastreamento precoce de autismo. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul. 2008;30(3):221-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082008000400011

Braccialli LMP, Braccialli AC, Sankako AN, Dechandt MLC, Almeida VS, Carvalho SMR. Questionário de Qualidade de Vida de Crianças com Paralisia Cerebral (Cp Qol-Child ): Tradução e Adaptação para Língua Portuguesa. J Hum. Growth Dev. 2013;23(2):154-63. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.61289

Jobe JB. Models and methods Cognitive psychology and self-reports : Models and Methods. Qual Life Res. 2003;12(3):219-27.

Raîche G, Walls TA, Magis D, Riopel M, Blais JG. Non-graphical solutions for Cattell’s scree test. Methodology. 2013;9(1):23-9. DOI: https://doi.org/10.1027/1614-2241/a000051

Henseler J, Ringle CM, Sinkovics RR. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Adv Int Marketing. 2009;20:277-319.

Tenenhaus M, Vinzi VE, Chatelin YM, Lauro C. PLS path modeling. Comput Stat Data Anal. 2005;48(1):159-205. DOI: https://doi.org/10.1016/j.csda.2004.03.005

Bentler PM. Comparative fit indexes in structural models. Psychol Bull. 1990; 107(2):238-46.

World Health Organization (WHO). Process of translation and adaptation of instruments. [cited 2015 Sep 7] Available from: http://www.who.int/substance_abuse/research_tools/translation/en/.

Freire MHS, Arreguy-Sena C, Müller PCS. Cross-cultural adaptation and content and semantic validation of the Difficult Intravenous Access Score for pediatric use in Brazil. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2017;25; e2920. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1785.2920

Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais