A interferência da asma no cotidiano das crianças

Autores

  • Marisa Augusta Trinca Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Isabel M. P. Bicudo Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática
  • Maria Cecília F. Pelicioni Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19997

Palavras-chave:

Asma, promoção da saúde, representação social, criança, escola, qualidade de vida, cotidiano

Resumo

A asma é responsável pelo acometimento de grande número de crianças em nosso meio, o que a torna uma das doenças de maior relevância na infância. O objetivo investigar a interferência da asma no cotidiano das crianças e identificar a representação que elas e seus pais fazem da doença. Adotou-se uma metodologia qualitativa capaz de evidenciar, com base na fala dos sujeitos, a Representação Social da doença. Para tanto foram realizadas entrevistas com 45 crianças em idade escolar matriculadas na rede pública da cidade de São Paulo, bem como com seus pais e/ou responsáveis. Na análise foram identificadas as representações sociais dessa população, utilizando-se o Método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desta pesquisa revelaram o conhecimento adequado das interferências da asma no cotidiano da criança, contribuindo para o enfrentamento de suas repercussões negativas e para elaboração de estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida dessas crianças. Essas questões quando conhecidas e compreendidas, trazem alertas à equipe médica responsável pela criança asmática, dada a relação intrínseca entre a representação construída da doença pela criança asmática e por seus pais e a maneira como se sente e interage com o mundo e com a sociedade à qual pertence.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original