O fenômeno da dor e entorpecimento causado pelos torpedos: história da ciência na Educação de Jovens e Adultos.

Autores

  • Gerda Maisa Jensen Laboratório de Pesquisa História da Ciência e Ensino do Instituto de biociências da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.133661

Palavras-chave:

história da ciência, ensino de ciências, educacnao de jovens e adultos, sequência didática

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo apresentar e comentar uma intervenção pedagógica desenvolvida em sala de aula de ciências na etapa inicial do segmento Fundamental II do Ensino Básico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de São Paulo, Brasil. A intervenção pedagógica foi parte de uma pesquisa empírica realizada a partir do planejamento, elaboração, validação, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) baseada numa pesquisa histórica desenvolvida com esta finalidade, isto é, sem ter sido anteriormente publicada em livros didáticos ou paradidáticos atuais. A intervenção pedagógica é apresentada neste artigo a partir da sua fundamentação teórica, seguida da metodologia de pesquisa, apresentação dos planos didáticos e do material impresso baseado em fonte primária que foi utilizado em sala de aula, a análise dos dados coletados e a conclusão dessa intervenção. Tanto esta intervenção quanto a própria pesquisa empírica revelou que a História da Ciência pode ser uma ferramenta de ensino que favorece ao mesmo tempo a compreensão de conceitos de ciências e sobre aspectos da ciência e da investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

Jensen, G. M. (2017). O fenômeno da dor e entorpecimento causado pelos torpedos: história da ciência na Educação de Jovens e Adultos. Khronos, (4), 45-57. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.133661

Edição

Seção

Dossiê “História das doenças e artes de curar"