O jornal estudantil do período de 1964-2013 como fonte de pesquisa em formato digital no acervo do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp.

  • Ivan Luiz Martins Franco do Amaral Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Rodrigo Lizardi de Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Raíssa Malto Antunes
  • Rosana Evangelista Poderoso Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Palavras-chave: arquivos históricos, história da medicina, estudantes de medicina, texto estudantil

Resumo

Este artigo é o estudo completo da apresentação realizada no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos. Os arquivos históricos apresentam um papel fundamental no desenvolvimento e surgimento das pesquisas históricas. A utilização de ferramentas tecnológicas e o trabalho de resgate de acervos de documentação primária são exemplos de desafios contemporâneos das pesquisas. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a inserção do conjunto documental O Patológico na coleção do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp, em parceria com o Arquivo Central da Unicamp e Biblioteca da Faculdade. Desta parceria, resultou a digitalização de todo o conjunto em PDF/A pesquisável, em formato de preservação digital – este padrão promove agilidade de acesso ao documento para o usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-31
Como Citar
Amaral, I., Souza, R., Antunes, R., & Poderoso, R. (2019). O jornal estudantil do período de 1964-2013 como fonte de pesquisa em formato digital no acervo do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp. Khronos, (7), 11. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i7.159505
Seção
Dossiê "Desafios contemporâneos"