Exempla di δίδαξις nel mondo animale: il caso dell’ ἀράχνη

Autores

  • Gabriella Guarino Università degli Studi di Salerno

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v17i2p63-76

Palavras-chave:

Plutarco, Cheronese, zoologia, etologia, símbolo, ἀράχνη

Resumo

Na história humana, a importância do animal como objeto cultural não foi muito inferior à do animal stricto sensu. O animal é “muito bom” de ser estudado, não só pelas complexas interações estabelecidas com o mundo humano, mas também por sua importância como representação no imaginário das tradições culturais das sociedades antigas e modernas. Como se sabe, depois de Aristóteles a zoologia se tornou etologia; o retorno do animal a suas funções simbólicas e arcaicas poderia explicar a complexidade das obras científicas de Plutarco, baseadas em diferentes competências: zoológica, científica, anedótica, mas também retórica e filosófica. A análise das virtudes atribuídas ao mundo animal feita por Cheronese revela que muitas vezes eles são descritos para commovere o público. Há diversas observações a respeito da utilização e da reutilização do repertório zoológico em Plutarco. A polivalência semântica do animal é aqui irrefutável: em Plutarco, o animal pode ser objeto de um estudo pseudocientífico, um símbolo, uma metáfora, uma símile, um instrumentum usado para refutar ideias e persuadir o leitor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriella Guarino, Università degli Studi di Salerno
    dottore di ricerca in filologia classica, attualmente cultrice della materia in teoria della letteratura, letteratura e pubblicità, metodologia e storia della critica letteraria.

Publicado

2013-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Exempla di δίδαξις nel mondo animale: il caso dell’ ἀράχνη. (2013). Letras Clássicas, 17(2), 63-76. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v17i2p63-76