As ambigüidades da "graça" (kharis) no tratado 'Do Estilo' de Demétrio (Ps.-Demétrio de Falero)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i7p201-218Palavras-chave:
Ps.-Demétrio de Falero, Do Estilo, kharis, graça, risoResumo
No sistema estilístico formulado por Demétrio (Ps.-Demétrio de Falero), o tratado Do Estilo (c. 100 a.C.), o riso pertence aos caracteres elegante e veemente. Não sendo redutível a uma leitura única e recobrindo tanto os procedimentos mais refinados da sedução quanto aqueles que visam ao efeito mais brutal, o riso é um exemplo do modo como Demétrio inclui em seu sistema um conjunto de tradições diferentes: sob o termo fluido “graça” (kharis), uma verdadeira categoria “depósito”, foi-lhe permitido reunir elementos oriundos da teoria aristotélica dos ἀστεῖα, juntamente com o que ele obteve em suas outras fontes, especialmente Teofrasto, o segundo livro da Poética, e outros tratados peripatéticos sobre o estilo e sobre o cômico. Assim, este artigo faz um exame sistemático da distribuição das observações e dos preceitos relativos ao riso no tratado Do Estilo, explicando a razão de ser do emprego abrangente do termo kharis, e procura demonstrar, enfim, que o critério que opõe os dois caracteres da lexis aos quais pertence o riso não permite distinguir os diferentes tipos de procedimentos e registros deste.Downloads
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Publicado
2003-12-17
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
As ambigüidades da "graça" (kharis) no tratado ’Do Estilo’ de Demétrio (Ps.-Demétrio de Falero). (2003). Letras Clássicas, 7, 201-218. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i7p201-218