Foco e Escopo

O objetivo central da Revista Leviathan é oferecer um espaço alternativo e plural para publicação de trabalhos originais, resenhas, notas de pesquisa, traduções e outros materiais importantes para os diversos ramos da Ciência Política.

A revista é destinada a pesquisadores de Ciência Política, Relações Internacionais e áreas afins, tais como Filosofia Política, Sociologia, Economia e Estatística. No que tange às publicações, não fazemos quaisquer distinção de metodologia, abordagem ou filiação institucional dos autores, sendo os textos aprovados exclusivamente em virtude de sua originalidade e excelência. Salvo eventuais traduções, todos os trabalhos publicados na Leviathan são inéditos e representam contribuições relevantes ao estado da arte da Ciência Política e Relações Internacionais.

 

Porque publicar na Leviathan:

1. Acesso aberto. Seu artigo estará disponível para todos os interessados, sem restrição de acesso. Isso implica em maior alcance da sua produção.
2. Revisão por pares rigorosa. Um dos princípios fundamentais da Leviathan é que cabe exclusivamente ao leitor determinar o que é interessante ou não. Assim, qualquer artigo aprovado pelos pareceristas será publicado independentemente do julgamento subjetivo dos editores.
3. Rapidez na publicação. Todo o processo de submissão, parecer e decisão de publicação é feito on-line. Isso torna as coisas mais fáceis e rápidas para todos. Os tempos de avaliação e publicação vêm sendo bastante curtos. Desde 2011, a mediana da resposta da avaliação vem sendo de 96.5 dias, com média de 123.6 dias, ou seja, sem dúvida um dos prazos mais curtos dentre as revistas brasileiras da área.
4. Multi-idiomas. Os artigos são avaliados e publicados no idioma em que são submetidos: atualmente, Português, Espanhol e Inglês. Isso vem permitindo grande diversidade de autores e boa divulgação online.

 

Critérios para publicar na Leviathan

Três são os principais modos de contribuir com a Leviathan:

1. Contribuições regulares (artigos originais);
2. Resenhas de livros, conjuntos de artigos, revisões de literatura, softwares ou bancos de dados;
3. Notas de pesquisa.

Também publicamos traduções, as quais podem ser sugeridas aos editores. As traduções não necessariamente são do Inglês ou Espanhol para o Português, podendo ser sugeridas traduções de textos para qualquer uma das línguas em questão.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as contribuições submetidas à Leviathan serão avaliadas por pares. São quatro as
possíveis decisões emitidas pelos pareceristas:

● Aceitar;
● Revisões necessárias;
● Enviar novamente para avaliação;
● Rejeitar.

Os artigos aceitos para publicação devem seguir as normas de formatação da revista.

Periodicidade

A publicação é semestral, online e de fácil acesso. 

A facilidade proporcionada pela edição eletronica é de que o autor não precisa esperar a chamada de artigos para enviar sua contribuição. A mesma será recebida e entrará em nossa fila de submissão no exato momento em que for submetida.
Aceito o paper, informaremos ao autor qual a previsão de publicação de seu trabalho.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.