Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Os contos infantis como literatura, na formação humana e na educação: alguns aspectos

Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Rosane Michelli de Castro

Resumo


As reflexões tecidas neste texto decorreram de inúmeros questionamentos acerca da necessidade de se considerar a importância dos contos infantis como literatura, na formação humana e na educação. Nesse sentido, abordam-se, num primeiro momento, aspectos históricos da origem e trajetória dos contos infantis. Após isso abordam-se, ainda que brevemente, alguns fundamentos discutidos entre Habermas e Mead sobre a construção da intersubjetividade humana que pode ser propiciada pelos contos infantis e a conquista da individuação e socialização. Por fim, são abordados aspectos a partir dos quais se espera contribuir para as reflexões sobre educação, centralmente sobre a educação de crianças em processo de escolarização.

Palavras-chave


Educação; Literatura; Contos infantis; Formação humana

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2012.97575

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.