Notícias

Tema do número 34/3: Ensino de leitura em diferentes níveis de ensino em perspectivas linguísticas e literárias

2020-11-20

O valor da leitura na sociedade contemporânea é cada vez maior, tanto nos espaços sociais quanto digitais, pois implica a integração de várias linguagens, que exigem o processamento de elementos verbais e não verbais, em diferentes situações comunicativas. Nesse ponto, é preciso considerar que os diferentes usos da linguagem na contemporaneidade requerem dos profissionais voltados ao ensino de língua portuguesa estudos contínuos. O ensino de leitura vem recebendo atenção há bastante tempo no meio acadêmico, como se percebe pelas publicações reunidas mundo afora nos últimos cinquenta anos. Estudiosos de diferentes áreas, como a Linguística, Psicologia, Educação, têm dedicado esforços no sentido de descrever os processos relacionados a essa prática de linguagem e à proposição de estratégias que possam contribuir com seu ensino-aprendizagem. Apesar disso, os dados recolhidos regularmente pela Prova Brasil apontam que o ensino da leitura, de um modo geral, da leitura da poesia e da prosa literárias e da leitura digital, em particular, é um desafio que ainda precisa ser enfrentado por pesquisadores e professores. Por ser um processo cada vez mais complexo, as atividades de leitura podem focalizar aspectos que abrangem o reconhecimento visual de palavras, a relação com a fonologia, diferentes articulações entre texto e imagem, meios para desenvolver compreensão leitora e da leitura crítica etc., por isso estão apoiadas em diferentes abordagens teóricas e metodológicas conhecidos e outras que estão em pleno desenvolvimento. Fruto dessas abordagens são também os variados materiais concebidos para o ensino-aprendizagem da leitura, envolvendo o processo de criação de professores, sempre em formação.

Saiba mais sobre Tema do número 34/3: Ensino de leitura em diferentes níveis de ensino em perspectivas linguísticas e literárias

Edição Atual

v. 33 n. 3 (2020)
					Visualizar v. 33 n. 3 (2020)
Publicado: 2020-11-20

Edição completa

Editorial

Ver Todas as Edições