Chamada: Número 33/1 a ser publicado em março de 2020

2019-01-10

Esta publicação tem por objetivo reunir artigos de enfoque científico, em que se explore diferentes perspectivas de descrição das terminologias em diversas áreas do conhecimento, quer numa ótica monolingue, quer multilingue.

Será dada primazia à apresentação de reflexões teóricas e análises linguísticas com impacto na terminologia ou, ainda, à apresentação de reflexões metodológicas conducentes à descrição de dados terminológicos (termos, colocações, fraseologias, definições, contextos). Serão destacadas as análises semânticas e morfológicas dos dados terminológicos que visem a sua compreensão perspectivadas numa ótica de organização lexical ou conceptual, com vista à construção de recursos lexicais de especialidade.

De entre outras problemáticas, serão privilegiadas questões de semântica lexical e de morfologia de especialidade que conduzirão à reflexão dos mecanismos linguísticos subjacentes à formação de termos, colocações e fraseologias de especialidade, não perdendo de vista a neologia semântica, neologia formal ou a criatividade lexical em terminologia.

No âmbito deste número, serão ainda aceites todas as reflexões que apontem para a exploração de corpora de especialidade com vista ao tratamento automático de dados terminológicos, assim como aplicações nas áreas do ensino, da criação de recursos linguísticos e terminológicos para fins lexicográficos, de comunicação ou de redação técnicas ou, ainda, de tradução.

Pretende-se assim contribuir para que os investigadores divulguem os seus trabalhos, possibilitando aos leitores mais contato com o que se desenvolvem na área da semântica e morfologia em terminologia, e suas diferentes aplicações.

Considerando a importância da revista Linha D'Água na divulgação dos estudos linguísticos, em diversas áreas, enfatiza-se a consideração da divulgação de investigações vocacionadas para o conhecimento da construção histórica das ideias e das teorias que conformam os instrumentos (meta)linguísticos, tais como dicionários de papel e electrónicos, bases de dados, livros didáticos, gramáticas, ortografias, tratados metalinguísticos, de entre outros.

O objetivo da publicação é, além de abrir um canal específico para os investigadores da área, divulgar pesquisas do domínio das ciências da linguagem para, de um lado, possibilitar que o público ainda não iniciado venha a conhecer esse tipo de trabalho científico e, de outro, abrir espaço para novos trabalhos da área. 

Convidamos investigadores e docentes cujos trabalhos de pesquisa digam respeito às teorias e metodologias no domínio das ciências da linguagem a submeter seus artigos para o Número 33/1 da Revista Linha d´Água.

Os textos inéditos (de investigadores doutores e doutorandos) devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço http://www.revistas.usp.br/linhadagua até ao dia 20/10/2019.

A revista está indexada no Google Scholar, Web of Science, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de Revista acadêmica indexada.

Conheça as normas editoriais e os números anteriores da revista no endereço:  http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive

Os artigos a serem submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão”, disponíveis no endereço:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

O prazo para entrega dos originais deste número é 20 DE OUTUBRO DE 2019.

Organizadoras:

Profa. Dra. Rute Costa (Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

Profa. Dra. Raquel Silva (Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)

Profa. Dra. Maria Inês Campos (USP)