Chamada número 33/2 a ser publicado em agosto de 2020

2019-06-23

Este número de Linha d’Água reúne artigos direcionados para a investigação no âmbito da linguística aplicada, tendo como enfoque principal a problemática dos gêneros textuais, desenvolvida em diálogo com outras temáticas presentes na atualidade, tais como: i) o papel das tecnologias e da multimodalidade no ensino-aprendizagem de línguas; ii) o trabalho de ensino e a formação e de professores; iii) o desenvolvimento da oralidade e da escrita de alunos em língua materna ou estrangeira e em diferentes contextos, inclusive o universitário.

Algumas das questões norteadoras que esperamos abordar neste volume são: qual a importância de se considerar a multimodalidade e qual é seu papel no ensino de línguas? De que forma as tecnologias podem contribuir para o ensino-aprendizagem de línguas com base em gêneros textuais? Como os gêneros digitais transformam a escrita e a leitura acadêmica e consequentemente a formação de professores? Como utilizar a perspectiva dos gêneros textuais para a formação de professores? Como formar professores para o ensino de gêneros textuais? Acreditamos que o debate trazido pelas publicações poderá contribuir para compreender melhor o papel dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas na atualidade, bem como sua interface com as tecnologias e com a formação de professores.

O objetivo da publicação é, além de abrir um canal específico para os investigadores da área, divulgar as pesquisas apresentadas sobre gêneros, tecnologia e multimodalidade e sua intersecção com o ensino-aprendizagem de línguas e a formação de professores, no âmbito do X SIGET, realizado em Córdoba, Argentina, em setembro de 2019, pela primeira vez fora do território nacional.

Convidamos investigadores e docentes cujos trabalhos de pesquisa digam respeito às teorias e metodologias no domínio das ciências da linguagem a submeter seus artigos para o Número 33/2 da Revista Linha d´Água.

Os textos inéditos (de investigadores doutores e doutorandos) devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço http://www.revistas.usp.br/linhadagua até ao dia 15/12/2019.

A revista está indexada no Google Scholar, Web of Science, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de Revista acadêmica indexada.

Conheça as normas editoriais e os números anteriores da revista no endereço:  http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive

Os artigos a serem submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão”, disponíveis no endereço:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

O prazo para entrega dos originais deste número é 15 de dezembro de 2019.

Organizadoras:

Profa. Dra. Maria Inês Campos (USP)

Profa. Dra. Anise de Abreu d’Orange Ferreira (UNESP-Araraquara)

Profa. Dra. Ermelinda Barricelli (FAMESP)

Profa. Dra. Eliane Lousada (USP)