Ensino de língua portuguesa para a formação profissional na universidade: as sequências narrativas e argumentativas no gênero petição inicial

Autores

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p122-136

Palavras-chave:

ensino de escrita, formação profissional, proficiência escritora, gênero petição inicial, sequência textual narrativa.

Resumo

Entre as preocupações do ensino universitário encontra-se proficiência escritora dos estudantes, especialmente no que diz respeito aos gêneros específicos das diversas áreas de atuação profissional. Relativamente à formação de profissionais da área do Direito, essa questão se mostra ainda mais indispensável, visto ser a língua escrita ferramenta de trabalho para o profissional desta área. O texto apresenta reflexões sobre o ensino de escrita na Universidade voltado para a formação profissional de estudantes de Direito, focalizando o gênero Petição Inicial e o estatuto das sequências textuais narrativas na construção argumentativa desse gênero jurídico. Para tanto, apresenta algumas questões sobre proficiência em escrita (MOLITOR-LÜBBERT, 2010; KELLOGG E WHITEFORD, 2012; FAYOL, FOULIN, MAGGIO E LÉTÉ, 2012), traz uma breve explanação teórica das sequências narrativas (ADAM, 2011), conceitua o gênero Petição Inicial no escopo do Processo Civil (GRECO FILHO, 1995) e aponta algumas diretrizes a prática de escrita desse gênero na universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP
    Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou pesquisa de Pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora e professora do mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem argumentativa, interação na linguagem e pragmática; educação a distância e uso da linguagem em ambientes virtuais de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Ensino de língua portuguesa para a formação profissional na universidade: as sequências narrativas e argumentativas no gênero petição inicial. Linha D’Água, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 122–136, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p122-136. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/106526.. Acesso em: 28 mar. 2024.