Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira

Autores

  • Vima Lia de Rossi Martin Universidade de São Paulo
  • André de Godoy Bueno EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p29-43

Palavras-chave:

Literatura e educação, Literaturas africanas, Literatura afro-brasileira, Lei 10.639/03, Memória.

Resumo

O presente artigo focaliza aspectos teóricos e legais que embasam a abordagem das literaturas africanas e afro-brasileira na educação brasileira. Tal intenção articula-se à Lei 10.639/2003, cujo escopo é o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis educacionais no Brasil. A referida Lei deve nortear as propostas educacionais desde o nível básico até o ensino superior, sendo contemplada na formulação dos projetos pedagógicos das escolas e nas próprias aulas. Assim, discute-se uma abordagem pedagógica ligada ao ensino de literatura, num sentido amplo, e, em pormenor, ao ensino das literaturas africanas e afro-brasileira. O objetivo do estudo é contribuir para a consolidação da educação para as relações étnico-raciais, bem como ressaltar a importância de ações legais para a sua efetivação.

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Biografia do Autor

  • Vima Lia de Rossi Martin, Universidade de São Paulo

    Programa de Estudos Comparados de Literaturas de LP; Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

  • André de Godoy Bueno, EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva
    professor da rede pública de ensino do município de São Paulo e do estado de São Paulo

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

MARTIN, Vima Lia de Rossi; BUENO, André de Godoy. Por uma memória da África e dos afrodescendentes: aspectos teóricos e legais para o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira. Linha D’Água, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 29–43, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p29-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111686.. Acesso em: 29 mar. 2024.