Argumentação e falácias em entrevistas televisivas: por um diálogo entre o modelo Toulmin e a perspectiva textual-interativa

Autores

  • Paulo Roberto Gonçalves Segundo Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i2p69-96

Palavras-chave:

Argumentação, Falácias, Toulmin, Entrevista, Perspectiva Textual-Interativa.

Resumo

Neste artigo, propomos uma articulação entre o modelo Toulmin de argumentação e a perspectiva textual-interativa para a análise de uma entrevista de televisão polêmica concedida pelo então candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a César Tralli, no programa SPTV, da Rede Globo de Comunicações, em período de campanha eleitoral. A proposta justifica-se na medida em que o modelo Toulmin permite uma formalização esquemática da estrutura argumentativa que viabiliza uma análise crítica do processo, ao passo que a perspectiva textual-interativa possibilita compreender a dinâmica de produção e interpretação locais de sentido no texto conversacional, fornecendo ferramentas explanatórias para a construção do esquema argumentativo, o que envolve a variabilidade na explicitação dos componentes do modelo e na configuração de suas relações recíprocas. Pudemos depreender as tendências de: (1) o entrevistador construir a Alegação sob forma de pergunta, de forma a incitar que a resposta consista em uma Refutação, processo permeado por uma dinâmica de preservação da própria face, da face do entrevistador e do Partido dos Trabalhadores (PT), na qual o entrevistado busca caracterizar o raciocínio do âncora como falacioso; (2) implicitação de Garantias e, especialmente, Apoios; e (3) construção de cadeias complexas de esquemas argumentativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Gonçalves Segundo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
    Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

SEGUNDO, Paulo Roberto Gonçalves. Argumentação e falácias em entrevistas televisivas: por um diálogo entre o modelo Toulmin e a perspectiva textual-interativa. Linha D’Água, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 69–96, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i2p69-96. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/119318.. Acesso em: 29 mar. 2024.