Saberes em diálogo na prática filológica editorial

  • Rosa Borges Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: filologia;, crítica textual;, crítica genética;, sociologia dos textos;, prática editorial

Resumo

Delineamos o fazer filológico na contemporaneidade, a partir das práticas editorais e da crítica filológica que tomam por objeto o texto teatral censurado, em seus aspectos material, social e cultural. Para ilustrar a práxis filológica que realizamos, tomamos Quincas Berro d’Água, novela de Jorge Amado adaptada para o teatro por João Augusto, considerando os materiais constituintes do dossiê da referida peça de teatro, para esboçar uma proposta editorial que leve em conta os saberes em diálogo no campo da Filologia e as abordagens críticas, textual, genética e sociológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-09-13
Como Citar
Borges, R. (2018). Saberes em diálogo na prática filológica editorial. Linha D’Água, 31(2), 7-27. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146404
Seção
Artigos originais