Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra

  • Maria Helena da Nóbrega

Resumo

Este artigo apresenta diferentes momentos do ensino de línguaportuguesa para nativos e estrangeiros, procurando pontos de contato entreambos. Esse percurso metodológico destaca noções ligadas ao sistema e ao usoda língua, além de explicar os métodos da gramática e tradução, oaudiolingual e, com maior ênfase, a abordagem comunicativa. A análise dessasformas de ensino revela a centralização ainda vigente em propostasgramaticalistas, apesar de as investigações teóricas já terem questionado essetipo de abordagem. Após refletir sobre as causas do pouco aproveitamento daspesquisas na sala de aula, propõem-se maneiras de reverter a distânciaobservada entre os avanços teóricos e a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-09-04
Como Citar
Nóbrega, M. (2010). Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra. Linha D’Água, (23), 25-40. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40
Seção
Artigos originais