O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita

Autores

  • Sueli Cristina Marquesi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vanda Maria da Silva Elias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i2p13-27

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem teóricometodológica para o Descritivo com vistas ao ensino da leitura e da escrita. Tomando por base estudos desenvolvidos em dois momentos da Linguística Textual, o das Tipologias de Texto e o das Teorias do Texto, são discutidas a superestrutura do descritivo e o processo de referenciação para a análise do Descritivo. Como implicação para o ensino, o estudo corrobora a importância de se trabalhar em sala de aula a leitura e a escrita do Descritivo em gêneros textuais diversos e não apenas como Descrição, de modo a destacar a caracterização do Descritivo, no interior de diferentes gêneros, quanto ao modo de constituição e funcionalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina; ELIAS, Vanda Maria da Silva. O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita. Linha D’Água, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 13–27, 2011. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p13-27. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354.. Acesso em: 28 mar. 2024.