Língua, cultura e identidade: a língua portuguesa como espaço simbólico de identificação no documentário: Língua - vidas em português

Autores

  • Joelton Duarte de Santana Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i1p47-66

Palavras-chave:

Language, Linguistic Community, Culture, Identity Construction

Resumo

A língua enquanto fator social é constitutiva de cada ser humano. A linguagem atribui a cada indivíduo, bemcomo a sua comunidade linguística, um modo particular e peculiar de perceber o mundo e seu entorno. A linguagem éinclusive influenciada por vários processos socioculturais e históricos. Se de fato podemos afirmar que cada língua fazsua leitura de mundo, surge então uma inquietação, como se comportaria uma mesma língua em vários continentes, em quemedida influências socioculturais atuam e influenciam no processo de construção de identidade cultural. Ora definindocomunidades linguísticas, ora diferenciado grupos sociais, a língua institui-se como espaço simbólico de identificação. Odocumentário Língua – Vidas em Português a medida que reúne relatos de falantes de língua portuguesa em diversoscontinentes visa a ilustrar que a língua portuguesa a partir de processos sócio históricos e culturais tem sido fatordeterminante na construção de identidade, autoafirmação e legitimação das nações que de um modo ou de outro integrama comunidade linguística lusófona. Por acreditamos ser admissível instaurar um dialogismo entre Língua, Cultura eIdentidade, é que desenvolvemos o presente estudo, isso porque os estudos sociolinguísticos atuais não buscam, comooutrora, apenas estudar, entender ou descrever aspectos linguísticos estruturais e supraindividuais, mas, sobretudorefletir sobre relações entre sujeito, língua, identidade, cultura e história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

SANTANA, Joelton Duarte de. Língua, cultura e identidade: a língua portuguesa como espaço simbólico de identificação no documentário: Língua - vidas em português. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 47–66, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p47-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37367.. Acesso em: 23 abr. 2024.