Língua, poder e identidade em Ngugi wa thiongo e Kanavillil Rajagopalan

Autores

  • Dernival Venâncio Ramos Universidade Federal do Tocantins
  • Edna Sousa Cruz Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i1p13-27

Resumo

Nos últimos anos, os teóricos denominados póscoloniais, como Edward Said (1995), Homi Bhabha (2001) e Stuart Hall (2003), para citar os mais conhecidos, têm se preocupado em problematizar os binarismos que geralmente vem à tona, quando o tema de discussões são as relações entre colonizadores e colonizados. A Língua é um objeto apropriado
a essa tentativa de superar estes binarismos, pois tem sido vista como um dos instrumentos de dominação colonial. Linguistas e antropólogos consideram a língua um instrumento que revela a identidade de um povo e promove a integração cultural, no presente e no passado. Neste trabalho, nos pautamos pelos argumentos de dois intelectuais póscoloniais que tratam dessa temática, o queniano Ngugi Wa
Thiongo e o indiano Kanavillil Rajagopalan, tentando ler seus argumentos como projetos identitários. O primeiro um projeto de identidade étnico e nacional; o segundo, um projeto pós-nacional e cosmopolita. Pensamos que seus textos e posicionamentos são fundamentais para entendermos as relações entre língua, poder e cultura na segunda metade do século XX. O cenário é o contexto das relações entre as potências europeias, os povos colonizados e aqueles em processo de descolonização.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

RAMOS, Dernival Venâncio; CRUZ, Edna Sousa. Língua, poder e identidade em Ngugi wa thiongo e Kanavillil Rajagopalan. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 13–27, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p13-27. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37375.. Acesso em: 24 abr. 2024.