Leitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitual

Autores

  • Carlos Augusto Baptista Andrade Universidade Cruzeiro do Sul
  • Diogo Souza Cardoso Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167

Palavras-chave:

leitura, arte conceitual, verbo-visual, dialogismo.

Resumo

Há nos últimos anos uma discussão sobre leitura que se acentua. Além dos diversos papers produzidos a respeito, as propostas curriculares para o ensino de Língua Portuguesa demonstram a preocupação que os especialistas têm a respeito. Partimos nesse artigo da perspectiva de que podem ser realizadas leituras de diversos gêneros nas mais diversas esferas de produção dos mesmos. Deparamo-nos com a Arte Conceitual, movimento de expressão artística com características próprias que surgiu na década de 60 com uma proposta diferenciada, o que atende a discussão que temos realizado em relação ao discurso verbo-visual. Para tanto, embasados em fundamentos discutidos pelo círculo de Bakhtin, bem como na filosofia e história da arte, propomos, neste artigo, uma leitura de obra de arte, procurando mostrar os interdiscursos que nela se apresentam, além de tratarmos de alguns aspectos ligados ao que estamos chamando de leitor/espectador.

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Biografia do Autor

  • Carlos Augusto Baptista Andrade, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professor do Programa  de Pós-Graduação de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Diogo Souza Cardoso, Universidade Cruzeiro do Sul
    Especialista em Língua Portuguesa e em História da Arte pela Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

ANDRADE, Carlos Augusto Baptista; CARDOSO, Diogo Souza. Leitura de novas linguagens no ensino: interdiscursos e o verbo-visual na arte conceitual. Linha D’Água, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 147–167, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p147-167. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47719.. Acesso em: 28 mar. 2024.