Práticas de escrita: texto de divulgação científica em livro didático de português

Autores

  • Regina Braz da Silva Santos Rocha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p185-201

Palavras-chave:

enunciado concreto, texto de divulgação científica, práticas de escrita, livro didático, ensino médio

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como se ensina a produzir textos de divulgação científica em um livro didático de português do ensino médio. As questões orientadoras são: (1) como a esfera de divulgação científica é apresentada para o aluno? (2) Qual é o encaminhamento linguístico-discursivo oferecido pelos autores para levar o aluno à produção de textos de divulgação científica? (3) Como tais procedimentos auxiliam o aprimoramento da escrita nos mais diferentes gêneros da esfera científica? Selecionou-se uma atividade didática de produção escrita de texto de divulgação científica da coleção Português: contexto, interlocução e sentido. A análise está fundamentada no conceito de texto postulado por Bakhtin e o Círculo, no qual texto é concebido como unidade real da comunicação discursiva. O resultado mostra que a atividade não concretiza as bases teóricas bakhtinianas adotadas no manual do professor. Na perspectiva dialógica, para inserir o aluno nas práticas de escrita de textos científicos, é necessário levá-lo a assumir o papel de leitor de jornais e revistas especializadas e o papel do cientista/ pesquisador.

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

ROCHA, Regina Braz da Silva Santos. Práticas de escrita: texto de divulgação científica em livro didático de português. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 185–201, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p185-201. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47721.. Acesso em: 19 abr. 2024.