UMA LEITURA DO POEMA “CHORINHO” EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

  • Miriam Bauab Puzzo Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i1p29-49

Palavras-chave:

análise dialógica, poema, Cecília Meireles, responsividade responsabilidade

Resumo

Este artigo apresenta a leitura do poema “Chorinho”, integrante da obra Vaga Música (1942) de Cecília Meireles, na perspectiva da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo. Toma-se como referência os conceitos de responsividade e responsabilidade que fundamentam as reflexões de Bakhtin no ensaio “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) a respeito da arte, apontando as relações dialógicas estabelecidas entre o texto poético e o contexto social, tendo como referência primeira o eu-lírico do poema e a proposta poéticade Cecília Meireles. A partir do motivo musical do título e das imagens poéticas sugestivas do conflito do eu-lírico, demonstra-se o diálogo que se estabelece com o contexto sócio-histórico marcado pela ditadura militar da Era Vargas e pela Segunda Guerra Mundial. Contrariando a ideia corrente de que Cecília Meireles distanciava-se dos problemas de sua época, procura-se demonstrar que a sutileza de suas imagens, pautadas pela proximidade do universo musical popular, trazem a tensão e o sofrimento existencial marcado por um contexto social adverso. Sendo assim, os poemas representam uma atitude responsiva e responsável da autora, na perspectiva bakhtiniana, cumprindo uma proposta artística coerente com sua concepção estética de arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miriam Bauab Puzzo, Universidade de Taubaté
    Drª em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada (PUCSP), Professora de Língua Portuguesa, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, vinculada ao Programa de Mestrado em Linguística Aplicada (UNITAU).

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

PUZZO, Miriam Bauab. UMA LEITURA DO POEMA “CHORINHO” EM PERSPECTIVA DIALÓGICA. Linha D’Água, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 29–49, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p29-49. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52191.. Acesso em: 26 abr. 2024.