UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA GUERRA EM MOÇAMBIQUE E O PAPEL SOCIAL DA LEITURA NAS CAMADAS INTERDISCURSIVAS DE

Autores

  • Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro
  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i1p67-82

Palavras-chave:

discurso, universo, campo, espaços, guerra.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a gênese semântica na composição dos universos discursivos na instauração daquilo que chamaremos de redes de intra e extra-leituras construtoras de interdiscursos responsáveis pelos sentidos na obra Terra Sonâmbula de Mia Couto, utilizando como teoria a Análise do Discurso (AD), sobretudo, de linha francesa, a partir dos preceitos de Maingueneau (2008) no que concerne aos conceitos abordados pelo autor para discurso, interdiscurso e interincompreensão, delimitando a análise ao discurso da guerra e suas marcas na obra, no plano da enunciação, da coenunciação e a co-enunciação. Para concluir, observamos que os elementos: ausência x presença são os delimitadores da interincompreensão para a sustentação interdiscursiva, em que os interstícios são preenchidos por coenunciadores e co-enunciadores. Referimo-nos aos espaços discursivos tratados nesse artigo, ou seja, guerra e morte que geram a presença da destruição humana e capital, denotada por meio das relações discursivas das intra e extra-leituras. A análise da interdiscursividade nos limites literários está subjugada pelo objeto, no entanto, não se apresenta limítrofe, uma vez que as nuanças discursivas efetivamente não estão no texto, mas nas ações de controle e poder empreendidas pelos elementos constituintes da tríade universo, campo e espaços discursivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

    Doutoranda do Departamento de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Análise do Discurso.

    Professora do Departamento de Letras da área de Educação do Centro Universitário Ìtalo-brasileiro.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5379976363126935

     

  • Jarbas Vargas Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

CARREIRA, Rosangela Aparecida Ribeiro; NASCIMENTO, Jarbas Vargas. UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA GUERRA EM MOÇAMBIQUE E O PAPEL SOCIAL DA LEITURA NAS CAMADAS INTERDISCURSIVAS DE. Linha D’Água, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 67–82, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p67-82. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/52489.. Acesso em: 28 mar. 2024.