LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS

Autores

  • Neide Tomiko Takahashi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140

Palavras-chave:

PLE/PL2, leitura literária, construção de sentidos

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos.

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Biografia do Autor

  • Neide Tomiko Takahashi, Universidade de São Paulo (USP)
    DLCV - Filologia e Língua Portuguesa

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

TAKAHASHI, Neide Tomiko. LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS. Linha D’Água, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 119–140, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368.. Acesso em: 26 abr. 2024.