O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Resumo

Como ponto de partida para a discussão, consideremos as seguintes ideias: o fenômeno do aspecto verbal é estreitamente vinculado à categoria do tempo; o tempo
associa o evento ao momento em que É enunciado e a um momento de referêcia; o aspecto exprime o tempo que É inerente ao evento, ou seja, o tempo de desenvolvimento desse evento. Ambas as categorias, portanto, apoiam-se na noção de tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Valíria Aderson de Mello Vargas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Professora doutora aposentada do Departamento de Letras Clássicas e Vernäculas da Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e membro do corpo permanente do
Programa de Mestrado em LinguÄstica da Universidade Cruzeiro do Sul.

Publicado
2010-09-27
Como Citar
Vargas, M. V. (2010). O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Linha D’Água, (spe), 119-131. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0ispep119-131
Seção
Artigos originais