Representações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivas

  • Rosalice Botelho Pinto Center of Linguistics from Universidade Nova de Lisboa
  • Carla Teixeira Center of Linguistics from Universiade Nova de Lisboa
Palavras-chave: interacionaismo sociodiscursivo, gêneros textuais, instâncias agentivas, níveis de atorialidade.

Resumo

Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos.

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Biografia do Autor

Rosalice Botelho Pinto, Center of Linguistics from Universidade Nova de Lisboa
Rosalice Pinto é investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Pós-doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Genebra e Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Linguística - especialidade em Teoria do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  - Universidade Nova de Lisboa. Vem publicando artigos, capítulos de livro em Portugal e no exterior. Interessa-se sobretudo pelo estudo do português para fins específicos, nas práticas jurídica, jornalística, publicitária e política.
Carla Teixeira, Center of Linguistics from Universiade Nova de Lisboa
Carla Teixeira é doutoranda do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, desenvolvendo um trabalho sobre questões textuais envolvendo textos relativos à comercialização e produção de vinhos. Com publicações em Portugal e no exterior, interessa-se por questões relativas ao estudo de textos e discursos em práticas sociais
Publicado
2013-12-16
Como Citar
Pinto, R., & Teixeira, C. (2013). Representações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivas. Linha D’Água, 26(2), 221-240. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
Seção
Artigos originais