Aspectos descritivos do espaço em “A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa: uma jornada iniciática

Autores

  • João Gomes da Silva Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p87-108

Palavras-chave:

sequência descritiva, espaço ficcional, discurso literário, discurso religioso, A hora e vez de Augusto Matraga/ Descriptive Sequences, Space in Fiction, Literary Discourse, Religious Discourse, A hora e vez de Augusto Matraga.

Resumo

Este texto trata de alguns aspectos textuais e discursivos de “A hora e vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa, com foco nas sequências descritivas e seu papel na configuração do espaço ficcional. Discutimos uma matriz narrativa cujas estruturas espaciais e temporais revelam uma trajetória rumo à redenção do ser humano – uma espécie de jornada iniciática, marcada pela mística de vida ascética. A análise concentra-se, ainda nos temas recorrentes de violência e religiosidade que suportam a tensão narrativa, relacionados diretamente com os conflitos do protagonista. Esses temas expressam os paradoxos da jornada de iniciação. Nossa metodologia adota aportes teóricos da Pragmática Linguística e da Análise Textual dos Discursos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Gomes da Silva Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SILVA NETO, João Gomes da. Aspectos descritivos do espaço em “A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa: uma jornada iniciática. Linha D’Água, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 87–108, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p87-108. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64416.. Acesso em: 19 abr. 2024.