Construções com verbo suporte: propriedades gramaticais e discursivas

Autores

  • Rove Luiza de Oliveira Chishman Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Debora Tais Batista de Abreu Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i1p153-168

Palavras-chave:

Construções com verbos-suporte, Estudo de corpus, Propriedades gramaticais, Propriedades discursivas, Gramaticalização.

Resumo

Este texto objetiva apresentar evidências de um estudo de corpus de construções com os verbos-suporte dar e fazer do português do Brasil e discutir a função discursiva que é inerente a construções com verbos-suporte. Argumenta-se que o processo de gramaticalização dessas construções está relacionado ao valor pragmático das mesmas. Assume-se o pressuposto funcionalista de que a gramática atende a demandas funcionais da linguagem. O estudo apresenta as cem construções mais frequentes do corpus e as variações morfossintáticas mais comuns reveladas por essas construções, como o emprego de determinantes e as variações em número e grau do substantivo. Por fim, são comentados alguns exemplos de sentenças do corpus de forma a expor como o uso de construções com verbos-suporte no lugar do emprego de verbos plenos pode acarretar determinados efeitos discursivos. Procura-se evidenciar também como as variações morfossintáticas podem influenciar na construção de um significado diferenciado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rove Luiza de Oliveira Chishman, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutora em Linguística Aplicada e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos/RS.
  • Debora Tais Batista de Abreu, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos/RS

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

CHISHMAN, Rove Luiza de Oliveira; ABREU, Debora Tais Batista de. Construções com verbo suporte: propriedades gramaticais e discursivas. Linha D’Água, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 153–168, 2014. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v27i1p153-168. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/79527.. Acesso em: 20 abr. 2024.