Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica

Autores

  • Manoel Francisco Guaranha Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo
  • Juliano Cavalcante Bortolete Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47

Palavras-chave:

Ensino tecnológico, Linguística aplicada, Educação matemática, Lógica, Interdisciplinaridade.

Resumo

O ensino tecnológico visa ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. Por isso, seus processos didáticos são voltados à aplicação das novas tecnologias da informação e demandam uma abordagem de conceitos da Lógica como base para práticas de leitura, produção de textos e compreensão de conceitos matemáticos. Este trabalho apresenta estratégias de aproximação entre dois domínios, da Linguística e da Matemática, com base nos estudos de Oswald Ducrot (1981) sobre a concepção argumentativa da linguagem, especialmente quando descreve uma lógica da linguagem. Assim, a pesquisa visa desenvolver, a partir de reflexões sobre lógica e linguagem, métodos interdisciplinares de abordagem das disciplinas de Comunicação e Matemática que possam propiciar aos alunos do ensino tecnológico superior um maior domínio da lógica, tanto argumentativa quanto matemática, e estimulá-los a aplicar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas práticos, entendendo a Matemática também como um instrumento formal de expressão e comunicação, que procura dar conta de aspectos do real para várias ciências. Apresentamos um método de leitura de um texto verbal decompondo-o em proposições e encadeando-as em expressões lógicas. Mais do que traduzir uma linguagem para outra, buscamos aproximar os dois domínios como estratégia para conscientizar o aluno sobre a estrutura lógico-matemática da língua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Francisco Guaranha, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo
    Professor da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, São Paulo, Brasil
  • Juliano Cavalcante Bortolete, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, São Paulo
    Professor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

GUARANHA, Manoel Francisco; BORTOLETE, Juliano Cavalcante. Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica. Linha D’Água, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 31–47, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96983.. Acesso em: 28 mar. 2024.