Material apostilado em análise: gêneros digitais no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Lidia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR
  • Marco Antonio Cacilho Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p125-139

Palavras-chave:

interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, gêneros digitais, material apostilado, capacidades de linguagem.

Resumo

Sabe-se que na rede privada o ensino apostilado constitui-se o principal instrumento de mediação das atividades do professor. Assim, buscamos analisar uma unidade de ensino sobre gêneros digitais proposta em material apostilado e investigar se as atividades mobilizam as capacidades de linguagem. O recorte que apresentamos é uma análise de atividades de leitura e escrita em apostila adotada por uma escola de uma cidade localizada na região central do Paraná. A análise torna-se relevante por levar-nos a uma reflexão sobre as propostas de ensino subjacentes ao material. O arcabouço teórico-metodológico é do interacionismo sociodiscursivo com o conceito de gêneros textuais (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY, 2004), as noções de capacidades de linguagem e macroestrutura (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; DOLZ; TOULOU, 2008), bem como as noções de gêneros digitais MARCUSCHI, 2008; XAVIER, 2010) e material apostilado (BUNZEN, 2001) guiam o nosso estudo. Concluímos que as atividades de forma geral mobilizam diferentes capacidades de linguagem, havendo, porém, algumas lacunas a revisar como carga horária insatisfatória da disciplina, produção de textos sem função social e o desenvolvimento de atividades que possibilitem analisar a fundo as capacidades de linguagem dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR
    Doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro -Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil
  • Marco Antonio Cacilho, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro -Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

STUTZ, Lidia; CACILHO, Marco Antonio. Material apostilado em análise: gêneros digitais no ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 125–139, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p125-139. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97026.. Acesso em: 25 abr. 2024.