Memória literária, leitura e ensino

Autores

  • Guaraciaba Micheletti Universidade Cruzeiro do Sul Universidade de São Paulo
  • Ana Elvira L. Gebara Fundação Getúlio Vargas Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p85-102

Palavras-chave:

Leitura, Letramento literário, Intertextualidade, Ensino de literatura.

Resumo

O ensino da literatura mesmo quando centrado na leitura é, muitas vezes, negligenciado diante de outras necessidades da sala de aula. Privilegia-se o ensino da leitura, sem objeto bem definido, por se apresentar como uma preocupação de todas as áreas e não somente das aulas de língua materna. Porém, um olhar mais atento revela que é exatamente a leitura dos textos literários que traz respostas para questões de outras esferas (LAJOLO, 1982; 1993; COSSON, 2006). Neste artigo, tomando como base, a intertextualidade, um dos elementos constitutivos dos textos literários (MAINGUENEAU, 2004), propõem-se algumas reflexões sobre o papel do letramento literário, apresentando sugestões de atividades, baseadas no conceito de professor como mediador dos diálogos constituídos no texto literário e de outros diálogos derivados destes na sala de aula.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

MICHELETTI, Guaraciaba; GEBARA, Ana Elvira L. Memória literária, leitura e ensino. Linha D’Água, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 85–102, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p85-102. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112392.. Acesso em: 28 mar. 2024.