Saberes em diálogo na prática filológica editorial

Autores

  • Rosa Borges Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i2p7-27

Palavras-chave:

filologia;, crítica textual;, crítica genética;, sociologia dos textos;, prática editorial

Resumo

Delineamos o fazer filológico na contemporaneidade, a partir das práticas editorais e da crítica filológica que tomam por objeto o texto teatral censurado, em seus aspectos material, social e cultural. Para ilustrar a práxis filológica que realizamos, tomamos Quincas Berro d’Água, novela de Jorge Amado adaptada para o teatro por João Augusto, considerando os materiais constituintes do dossiê da referida peça de teatro, para esboçar uma proposta editorial que leve em conta os saberes em diálogo no campo da Filologia e as abordagens críticas, textual, genética e sociológica.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

BORGES, Rosa. Saberes em diálogo na prática filológica editorial. Linha D’Água, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 7–27, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i2p7-27. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/146404.. Acesso em: 20 abr. 2024.