Tecnologias da informação e comunicação como suporte à aprendizagem ativa de língua portuguesa no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p141-158Palavras-chave:
tecnologias da informação e da comunicação, aprendizagem ativa, sequências textuais expositivas, sequências textuais descritivas, ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais de aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem por objetivo principal discutir o ensino de Língua Portuguesa, em uma abordagem que relaciona princípios teóricos das Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Análise Textual dos Discursos, tendo como suporte as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tomando por base, principalmente, estudos desenvolvidos por Bransford et al. (2000), Greus (2008) e por Adam (2011), será discutida uma unidade de conteúdo da disciplina Língua Portuguesa, em que sequências expositivas e descritivas constroem-se de forma a proporcionar a aprendizagem ativa em ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, trar-se-á para a discussão uma unidade temática destinada a estudantes de primeiro ano de Graduação de uma universidade da cidade de São Paulo, componente de uma disciplina trabalhada a distância.Downloads
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