Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43

Palavras-chave:

gênero discursivo, leitura, reportagem, verbovisualidade, teoria dialógica da linguagem

Resumo

As novas linguagens que circulam nos mais diversos gêneros suscitam possibilidades de leitura mais produtivas em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a linguagem verbo-visual de uma reportagem impressa, com o intuito de observar as relações dialógicas que perpassam pelo enunciado e seus efeitos de sentido. A teoria que sustenta a análise é fundamentada em Bakhtin e no Círculo, no que diz respeito aos gêneros discursivos, recorrendo-se também a pesquisadores dessa linha teórica que têm tratado da verbo-visualidade em diversos gêneros, como propõe Sobral (2010), Puzzo (2011), Berti-Santos (2011), Brait e Pistori (2012), Brait (2013), Dondis (2003) e Guimarães (2004). Para cumprir esta proposta, foi selecionada a reportagem História de um olhar, de Eliane Brum, da coletânea A vida que ninguém vê (2006), que apresenta uma articulação significativa entre o texto verbal e a fotografia esteticamente trabalhada que integra o texto. Distancia-se, pela singularidade do estilo, das reportagens jorna-lísticas diárias numa linguagem marcada pela fragmentação sintática e pela expressividade, sem prejuízo da unidade enunciativa.Espera-se, com a análise desse exemplar, motivar estratégias de leitura de reportagens, observando a linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido em gêneros midiáticos.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

PUZZO, Miriam Bauab; SANTOS, Sonia Sueli Berti. Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 26–43, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p26-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/102989.. Acesso em: 19 abr. 2024.