Gêneros textuais e argumentação: propostas de ensino do artigo de opinião em livros didáticos

Autores

  • Bárbara Olimpia Ramos de Melo Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p67-84

Palavras-chave:

Gêneros Textuais, Livros didáticos, Ensino do Artigo de Opinião.

Resumo

O ensino de gêneros textuais argumentativos tem sido um desafio na Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Diante disso, pretende-se analisar os livros didáticos - LDs - de Língua Portuguesa: Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (LD1) e Português Vozes do mundo: literatura, língua e produção de Texto, de Lília Santos Abreu-Tardelli, Lucas Sanches Oda, Maria Tereza Arruda Campos e Salete Toledo (LD2) (ambos adotados no 1º ano do Ensino Médio), observando o tratamento dispensado ao ensino do gênero artigo de opinião. O estudo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho analítico e descritivo. Objetiva-se ainda discutir as teorias referentes aos gêneros textuais, à argumentação e ao gênero artigo de opinião, buscando também examinar o tratamento dispensado ao gênero artigo de opinião quanto às propostas dos referenciais curriculares e ao manual do professor. Como suporte teórico, nos baseamos, principalmen-te, em Bakhtin (1997), Adam (2008), Marcuschi (2002), Bronckart (1999), Leal; Morais (2006), Reboul (2004), Antunes (2009), Rojo (2000). Verificou-se que os LDs apresentam poucos gêneros argumentativos, porém, o LD2 apresentou uma proposta mais adequada ao que recomendam as propostas teórico-metodológicas atuais, pois, comparado ao LD1, constatou-se que as propostas didáticas proporcionaram maior conhecimento acerca do artigo de opinião. Por fim, reiteramos que o instrumento Livro Didático é somente um meio ou ferramenta para mediar o processo de apropriação do conhecimento, pois as relações de aprendizagem professor/aluno/objeto de aprendizagem vão muito além daquilo explicitado nos manuais didáticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Olimpia Ramos de Melo, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI
    Professora da graduação em letras e português e do mestrado em letras - Profletras.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

MELO, Bárbara Olimpia Ramos de. Gêneros textuais e argumentação: propostas de ensino do artigo de opinião em livros didáticos. Linha D’Água, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 67–84, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p67-84. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104112.. Acesso em: 29 mar. 2024.