O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática

Autores

  • Cláudia L. N. Saito Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR
  • Daniela da Silva Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171

Palavras-chave:

Projetos para transposição didática de gêneros. Formação docente. Ensino de língua materna.

Resumo

Com o objetivo de compreendermos até que ponto determinadas ações articuladas a cursos de formação contínua de pro-fessores de LP contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir, buscamos respostas para questões sobre como uma proposta de formação e de ensino de âmbito nacional tem sido interpretada, representada e colocada em prática por uma docente em escola pública. Com foco na implementação de uma sequência didática, a investigação busca dados empíricos na análise das representações dessa professora sobre o trabalho que foi prescrito e planejado por outrem. Algumas considerações apontadas como resultados da pesquisa apontam para um processo emergente da interação de contradições e conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante das atividades impedidas ou contrariadas por diferentes fatores próprios da situação de trabalho.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

SAITO, Cláudia L. N.; SILVA, Daniela da; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O trabalho do professor de língua portuguesa: singularidades do gênero da atividade mediada pela sequência didática. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 154–171, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p154-171. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105015.. Acesso em: 19 abr. 2024.