Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas

Autores

  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Genebra
  • Myriam Abouzaid Universidade de Grenoble, Saint-Martin-d’Hère

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25

Palavras-chave:

didática das línguas, gêneros textuais, texto singular, compreensão oral e escrita, avaliação, produção oral e escrita.

Resumo

Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

DOLZ, Joaquim; ABOUZAID, Myriam. Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas. Linha D’Água, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 5–25, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440.. Acesso em: 29 mar. 2024.