O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira

Autores

  • Clecio Bunzen Universidade Federal de Pernambuco
  • Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141

Palavras-chave:

História do ensino de língua portuguesa, Ensino de gramática, Gramática expositiva, Tradição gramatical, Literatura e gramática.

Resumo

No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.

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Biografia do Autor

  • Clecio Bunzen, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros, Universidade Federal de São Carlos
    Doutoranda em Linguística na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

BUNZEN, Clecio; MEDEIROS, Rejane Rodrigues Almeida de. O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira. Linha D’Água, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 119–141, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112385.. Acesso em: 29 mar. 2024.