Autoria, revisão colaborativa e apropriação cultural

para um modelo de edição da poesia de Pedro Homem de Mello

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i2p123-141

Palavras-chave:

autoridade, revisão colaborativa, apropriação cultural, edição digital, versões.

Resumo

Tomando como referência o modelo editorial que está a ser desenvolvido para a poesia de Pedro Homem de Mello (1904- 1984), este trabalho procura refletir sobre o problema da atribuição crítica de autoridade, nos casos em que se documentam situações de revisão colaborativa e apropriação cultural. Em linha com as posições teóricas de James Thorpe (1972) e Siegfried Scheibe (1995), entre outros, defende-se que, do ponto de vista editorial, todos os testemunhos sancionados pelo autor estão em pé de igualdade, e por isso, em vez de fixar um texto, apresentando-o como a lição mais autêntica, a solução adotada passará por um tratamento não-hierarquizado de múltiplos estágios textuais. Este procedimento, designado de versioning ou multiple texts, beneficia-se especialmente das virtualidades do hipertexto eletrônico, para conciliar tipos variáveis de autoridade e percursos alternativos de leitura.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

PEREIRA, Elsa. Autoria, revisão colaborativa e apropriação cultural: para um modelo de edição da poesia de Pedro Homem de Mello. Linha D’Água, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 123–141, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i2p123-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/143691.. Acesso em: 16 abr. 2024.